Ayutthaya

 

Ayutthaya, a antiga capital da Tailândia,  já foi uma das capitais mais deslumbrantes e dinâmicas de todo o mundo, e abrigava centenas de templos imponentes e reluzentes.

Entre 1350 a 1767, Ayutthaya foi a capital do Reino de Sião (esse era o nome da Tailândia até 1949), e um porto comercial de grande importância na Ásia. Era visitada por mercadores e diplomatas europeus e asiáticos, que se encantavam com sua beleza e grandiosidade, e diziam que Ayutthaya era a cidade mais ilustre e brilhante (em todos os sentidos que a palavra permite) que já tinham visitado. Centenas de suntuosos e reluzentes templos dourados espalhavam-se pela antiga capital, e para se ter uma ideia da dimensão e grandiosidade dos mesmos, diz-se que a luz do sol, refletindo sobre tanta decoração dourada junta, ofuscava a quase 5 km de distância.

templos ayutthaya tailandia
As 3 estupas deste templo formam a imagem mais icônica de Ayutthaya.

 

melhores templos ayutthaya tailandia
Alguém aí lembrou do Sagat?

Já houve época em que o império de Ayutthaya dominou uma enorme área do sudeste asiático, incluindo a região que hoje corresponde ao Laos, Camboja e Mianmar. O coração da antiga capital era uma ilha de 4 km de comprimento, na confluência de três rios (Chao Phraya, Lopburi e Pasak). Essa área era circundada por um muro de 12 km, partes do qual podem ser vistas hoje em dia no forte Phom Phe.

Ayutthaya teve 33 reis e venceu inúmeras guerras contra povos invasores, que a desafiavam atraídos pela sua posição estratégica. A última batalha foi travada em 1767, quando o exército da antiga Birmânia (hoje Mianmar) invadiu e saqueou a cidade, levando a maior parte de sua riqueza. A cidade foi quase que completamente destruída, e as marcas da invasão estavam por todos os lados; os templos foram deixados em ruínas e muitas estátuas de Buda, quando não destruídas, tiveram suas cabeças arrancadas (foi após esse episódio que o rei Taksin estabeleceu Bangkok como a nova capital do reino).

templos mais famosos ayutthaya
A famosa cabeça de Buda envolta por raízes, e monge budista.

 

melhores templos de ayutthaya
Um dos templos mais interessantes de Ayutthaya, ao fundo…

Ayutthaya sempre me surpreende, não importa quantas vezes eu a visite. Seja pelos grandiosos templos em formato de mísseis, torres e estupas que despontam do horizonte, seja pelas muitas e singelas estátuas de Buda intercaladas entre as ruínas dos templos e a vegetação local, é impossível não se surpreender e se admirar. 

melhores templos ayutthaya
As famosas imagens de Buda envoltas em robes laranjas.

 

templos mais impressionantes ayutthaya tailandia
Esse é, sem dúvida, um dos templos mais impressionates de Ayutthaya…

Como são muitos templos, e montar um itinerário com os melhores pode ser complicado (principalmente se você estiver fazendo o passio de forma independente, sem contar com pacotes de agências), listo abaixo alguns dos mais famosos e impressionates. Mas Ayutthaya não se resume a “templo”, e há várias outras coisas legais e interessantes para se fazer na cidade…

Quer saber mais? O conteúdo completo desta matéria está disponível no Guia Tailândia. Adquira já o seu!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *