Street food

 

Bangkok é uma cidade que nunca dorme, uma metrópole frenética cujas ruas estão sempre lotadas de carros, gente… e uma enorme variedade de barracas de comida irresistíveis! E quando o assunto é comida de rua, Bangkok reina suprema. Nas últimas décadas a comida tailandesa ganhou fama internacional, e a comida de rua de Bangkok é considerada uma das melhores do mundo.

Em nenhum outro lugar da Tailândia a reverência à comida é tão evidente quanto aqui. Os bangkokianos são loucos por comida, intercalam refeições e lanches um atrás do outro, e nenhum deles pensa duas vezes antes de encarar o tráfego e multidões para atravessar de um lado da rua ao outro, apenas para experimentar a especialidade de uma barraca nova. A capital tailandesa é na verdade considerada um dos melhores lugares do mundo para se comer; de barracas de rua a restaurantes 5 estrelas, você acha de tudo por aqui.

Seja dia seja noite, você encontrará as barracas espalhas por toda a cidade, caoticamente arranjadas pelas calçadas, rodeadas por dezenas de mesas.

comida de rua em bangkok
Cena típica pelas ruas de Bangkok.

A comida de rua faz parte da cultura local, e não há nenhum estigma em relação a isso; ela é encontrada das áreas mais simples às mais sofisticadas, e não se surpreenda ao avistar um operário e um executivo fazendo fila em uma barraca local. E eu realmente não acho que a questão “higiene” deva ser uma preocupação. Os tailandeses se preocupam com higiene e limpeza (é comum ver os vendedores de frutas e churrasquinhos usando luvas para manuseá-los, por exemplo), os ingredientes que eles usam não poderiam ser mais frescos, e além disso, eles preparam a comida na sua frente. Eu como street food com uma frequência bem alta, e nunca passei mal ou tive qualquer outro problema.

Aliás, não posso deixar de mencionar que até mesmo chefs renomados amam a street food de Bangkok (veja o relato de alguns nesta matéria). E as pessoas atrás das barraquinhas de rua também são especialistas, são grandes chefs, nos pratos que se propõe a oferecer. A maior parte das barracas oferece um número limitado de pratos, especializando-se neles. E quem os prepara, geralmente trabalha nesta rotina, de repeti-los todos os dias, há anos. Ou seja; nenhum chef 5 estrelas é páreo para eles! 

Então, tá esperando o que? Corre para a barraca mais próxima! A regra é a seguinte: passou, olhou, gostou; experimenta! E quanto mais gente tiver comendo ou fazendo fila, melhor. Sinal de que é uma barraca boa e de que os ingredientes são frescos, pois estão constantemente sendo usados e renovados.

street food bangkok tailandia
“Quando o assunto é street food, Bangkok reina suprema.”

Você vai ter a chance de experimentar a famosa street food em quase toda esquina da cidade, mas os locais citados abaixo merecem menção, seja pela qualidade e fama dos pratos, seja pela… 


Quer saber mais? O conteúdo completo desta matéria está disponível no Guia Tailândia. Adquira já o seu!

 

 

 

2 opiniões sobre “Street food

  • 06/09/2016 em 6:18 pm
    Permalink

    No quesito street food, qual prato você diria ser “imperdível”? Há aquele que é “o prato”? rsrsrsrsr beijos!




    0



    0
    Resposta
    • 20/10/2016 em 3:02 pm
      Permalink

      Com relação aos pratos salgados, não deixe de experimentar o pad thai (que talvez seja o prato tailandês mais conhecido mundialmente). E para sobremesa, não deixe escapar o delicioso arroz doce com manga (khao niao mamuang). Bom apetite!




      0



      0
      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *