Melhor época

melhor epoca tailandia

Qual a melhor época para viajar para a Tailândia?

A verdade é que não existe uma resposta única que se aplique a todos, pois a melhor época depende também das preferências individuais de cada um. Alguns preferem vir quando as temperaturas são mais amenas; mas essa época é a alta temporada, o que implica em pontos turísticos mais cheios e hotéis geralmente mais caros. Outras pessoas, por outro lado, preferem vir quando há menos turistas transitando pelo país e quando os hotéis oferecem descontos, mesmo que para isso tenham que suportar um calor de 38 graus, umidade elevada e até umas pancadas de chuva. Há quem faça de tudo para estar na Tailândia durante o Songkran (o maior festival do país), que é celebrado em abril, o mês mais quente do ano.

Outra coisa que é preciso ter em mente é que, obviamente, não há como prever com 100% de certeza como o tempo vai estar neste ou naquele mês. Como sabemos, o tempo tem estado imprevisível em praticamente toda parte do globo. Mas de acordo com as informações oficiais, o tempo na Tailândia se comporta como descrito abaixo.

O clima na Terra do Sorriso é determinado pelas monções tropicais, sendo quente e úmido na maior parte do país, na maior parte do ano. Embora as estações sejam divididas em verão, chuvosa e inverno (acho que “fresco” seria o termo mais apropriado), na verdade o país é relativamente quente na maior parte do tempo, com temperaturas na casa dos 30 graus.

A estação chuvosa é a mais imprevisível das três, variando em duração e intensidade de um ano para o outro, mas geralmente nunca é uma questão de “tudo ou nada”, com chuvas intensas e incessantes; haverá chuva na maioria dos dias, mas elas podem ocorrer por um curto período de tempo  (tipo um pancadão de 30 minutos à tarde), ou podem se estender por um tempo maior, sendo aquela chuva bem fininha.

Mas para entender melhor como a coisa funciona, temos que dividir o país em 2 regiões: de Bangkok para cima (norte) e de Bangkok para baixo (sul).


Norte

No norte, as estações são claramente definidas em 3: seca e verão, seca e inverno, e chuvosa.

-> Novembro a maio: estação seca. Esse período sem chuvas apresenta 2 estações, o inverno e o verão.
Novembro a fevereiro: é o “inverno” tailandês, e nas cidades montanhosas do norte a temperatura pode cair bastante, principalmente à noite (não se esqueça das roupas de frio).
Março a maio: é o verão, e as temperaturas são bem altas, podendo variar na casa dos 38-40 graus.

-> Maio a novembro: estação chuvosa, que pode levar a alagamentos e deslizamentos.


Sul

De Bangkok para baixo, há basicamente duas estações: seca e chuvosa. Não há inverno, e as temperaturas são altas praticamente o ano todo. As praias e ilhas desta região se distribuem por 2 costas diferentes, o Golfo da Tailândia e o Mar de Andamão.

Felizmente, para os que querem curtir as praias, a estação chuvosa varia um pouquinho de uma costa para outra, de forma que haverá sempre uma área de sol e praia quase o ano todo.

-> Abril a outubro: é quando as chuvas caem na costa oeste (no mar de Andamão, onde ficam Krabi, Ko Phi Phi e Phuket).

-> Setembro a dezembro: chuvas na costa leste (no Goldo da Tailândia, onde ficam Ko Smaui, Ko Tao e Ko Phangan).

Nos demais meses, o clima é seco.

Resumindo, a época com clima mais agradável é de novembro a fevereiro, mas também é a época mais cheia de turistas. Nessa época, a temperatura em Bangkok pode flutuar por volta dos 28 graus, enquanto no norte as temperaturas à noite podem cair bastante. Abril é o mês mais quente, e as temperaturas em Bangkok podem chegar aos 40 graus. A época chuvosa não necessariamente quer dizer que chova forte e o tempo todo, mas se possível, evite os meses de setembro e outubro.

Ou seja; se você não tiver um itinerário super rígido a seguir, e encarar uma possível mudança de roteiro como uma surpresa inesperada, a Tailândia é um país que pode ser visitado praticamente o ano todo! Com seus prós e contras, a verdade é que cada mês tem algo a oferecer!

2 opiniões sobre “Melhor época

  • 24/07/2016 em 3:18 pm
    Permalink

    Eita Mena!!! Help! Tenho uma semana em setembro pra ir kkkk bem no mes que vc fala para evitar rsrsrsrs… To vasculhando seu site para montar a viagem! Excelente!




    0



    0
    Resposta
    • 25/07/2016 em 5:00 pm
      Permalink

      Estou à disposição para te ajudar a montar o roteiro! Vamos nos falando! bjs




      0



      0
      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *