Reembolso de imposto – IVA

reembolso de imposto na tailandia

A Tailândia é um país onde até mesmo os anti-consumistas confessos caem em tentação! Seja para compras pelos mercados de rua, seja para compras em shoppings e lojas de alto luxo, o país é um paraíso para os que querem abrir a carteira!

E uma dica muito legal, na qual vale a pena ficar ligado, é que nas compras acima de 2.000,00 baht (por compra, sem somar notas), feitas em lojas que possuem o selo azul de VAT Refund for Turists, o turista pode pedir o reembolso do imposto IVA (que equivale a 7% sobre o valor do produto).

São três etapas:

1 – No momento da compra

Basta levar o passaporte e solicitar ao atendente  que preencha o formulário para reembolso (VAT Refund Application for Tourists form). Guarde a nota fiscal e o formulário, devidamente preenchido.

2 – Autorização

Antes de fazer o check-in, mostre suas compras, notas fiscais e formulários ao agente da alfândega (Customs Officer), que vai carimbar o formulário.

Importante: não despache as compras antes de pegar a autorização.

3 – Reembolso

Depois do check-in e controle de passaporte, vá ao VAT Refund Office, com o passaporte, nota fiscal e formulário carimbado.

Importante: Artigos de luxo (como jóias, relógios, óculos e canetas) que custem 10.000,00 baht ou mais, por item, devem ser mostrados novamente no VAT Refund Office.

Se o reembolso for inferior a 30.000,00 baht, o pagamento pode ser feito em dinheiro (baht, que pode ser trocado em alguma casa de câmbio), cheque administrativo (bank draft), ou através de crédito no cartão de crédito. Se o reembolso exceder 30.000,00 baht, o pagamento é feito via cheque administrativo, ou através de crédito no cartão.

Vale lembrar que o reembolso pode ser feito nos seguintes aeroportos internacionais: Suvarnabhumi, Don Mueang, Chiang Mai, Hat-Yai, Phuket, U-Tapao, Krabi e Samui. Além disso, você tem 60 dias, a partir da data da compra, para deixar a Tailândia (a partir de um dos aeroportos citados) e pedir o reembolso! Se passar mais de 60 dias, o reembolso não é feito!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *