Wat Pho

 

O Wat Pho (Templo do Buda Reclinado) é uma das grandes atrações de Bangkok, famoso por abrigar uma estátua gigante do Buda na posição reclinada. Na verdade não se trata de um único templo, mas de um grande complexo, que incorpora uma série de superlativos: possui a maior imagem do Buda reclinado da cidade, possui a maior coleção de imagens de Buda de toda a Tailândia (são mais de 1000 imagens), e foi a primeira instituição de ensino público da Tailândia!

E apesar disso tudo, geralmente o Wat Pho é uma atração muito mal aproveitada (o motivo, explico adiante).

A famosa estátua reclinada, ao contrário do que muita gente pensa, não representa o Buda dormindo, mas sim sua passagem para o nirvana. Medindo 46 metros de comprimento e 15 metros de altura, é tão grande que parece que foi espremida para dentro do templo. Folheada a ouro, o que lhe confere um semblante sereno e singelo, ela captura sua atenção e te mantém olhando, por todos os ângulos…. Os pés possuem 3 metros de comprimento e são finamente decorados em madrepérola, representando as 108 características auspiciosas do Buda.

buda reclinado bangkok
O famoso Buda reclinado.

 

wat pho bangkok
Os pés são decorados em madrepérola…

Se você quiser atrair boa sorte, pode comprar moedas na entrada e distribuí-las nas 108 tigelas de bronze que se encontram ao redor das paredes do templo. Se a sorte não vier, pelo menos fica a satisfação em saber que o dinheiro é usado pelos monges para preservar e renovar o templo. Lembre-se que, para entrar, é necessário tirar os sapatos (você vai receber um saquinho para guardá-los) e vestir roupas apropriadas, que cubram os ombros e joelhos.

wat pho bangkok
Essas estupas representam os quatro primeiros reis da dinastia Chakri.

Mas o Wat Pho não se resume só à estátua do Buda Reclinado, e é aí que muita gente peca. A maior parte dos turistas…

Quer saber mais? O conteúdo completo desta matéria está disponível no Guia Tailândia. Adquira já o seu!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *