Wat Arun

 

Com suas torres parecendo mísseis despontando pelo céu de Bangkok, este é um dos meus templos preferidos na capital tailandesa.

Pairando soberano às margens do rio Chao Phraya, o Wat Arun (conhecido como Templo do Amanhecer) é um dos templos mais visitados de Bangkok, não somente pela sua localização, mas também por causa do seu formato peculiar. Torna-se ainda mais belo e encantador durante o pôr do sol e à noite, com suas torres iluminadas.

wat arun bangkok
Wat Arun à noite, com suas torres iluminadas.

As histórias do Wat Arun e de Bangkok estão diretamente relacionadas; Bangkok só se tornou a capital da Tailândia, graças ao templo. Foi assim:

Durante o século XVIII, a Tailândia se chamava Reino de Sião, e sua capital era a cidade de Ayutthaya. Em 1768, os birmeses invadiram, saquearam e destruíram Ayutthaya. O rei à época, Taksin, teve que abandonar a capital, destruída, e foi no local onde hoje é o Wat Arun que ele, no romper do dia, avistou um pequeno templo (chamado de Wat Makok). Taksin interpretou a descoberta como um sinal de que este deveria ser o local da nova capital do reino. Taksin, então, renovou o templo e o chamou de Wat Chaeng, “O Templo do Amanhecer”.  O templo serviu como seu monastério real e abrigou o sagrado Buda de Esmeralda por vários  anos, até que a imagem foi levada para o Wat Phra Kaeo (que fica no complexo do Grande Palácio), em 1785. Apesar de perder seu status especial depois da realocação da imagem, Wat Arun continuou sendo um importante templo e foi restaurado e aumentado ao que é hoje pelos reis Rama II e Rama III. Mais tarde, o templo foi renomeado “Wat Arun”. Arun é mais simbólico que “Amanhecer” e homenageia o deus indu do amanhecer, Aruna. 

wat arun bangkok
Wat Arun.

 

wat arun bangkok
Wat Arun, Bangkok.

 

templo do amanhecer bangkok
Wat Arun.

O principal elemento do templo é…

 

Quer saber mais? O conteúdo completo desta matéria, que cita inclusive qual é um dos melhores locais da cidade para tomar um drink e assistir ao pôr do dol revelando a silhueta do Wat Arun, está disponível no Guia Tailândia. Adquira já o seu!

Para ver mais detalhes dos murais florais, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *