Chinatown

 

Sem dúvida alguma um dos bairros mais vibrantes de Bangkok, a Chinatown pulsa, fervilha, encanta. É uma atração turística muito popular na cidade e parada obrigatória para os apreciadores de sua fascinante culinária, que se reunem aqui diariamente para explorar os mais variados e deliciosos pratos típicos.

As cores, sons e cheiros da Chinatown são um assalto aos sentidos, e para muitos, perder-se pelas suas estreitas ruazinhas e vendedores ambulantes, é uma das experiências mais memoráveis de Bangkok .

restaurante na chinatown de bangkok
Cena mais do que comum pelas ruas da Chinatown: restaurante servindo pato.

A primeira coisa que você vai notar ao chegar, além dos letreiros chineses em neon, é a quantidade de gente; suas ruas estão sempre tomadas por pessoas. Certamente você vai ver um farang ou outro, mas nada que se compare à Khao San Road ou ao Grand Palace, por exemplo. A partir das ruas principais partem uma séries de ruas menores, ruelas estreitas e becos. Para completar o cenário, as ruas são repletas de lojas, restaurantes, camelôs, e muitas lojas de ouro.

chines pintando faixa na chinatown de bangkok
Senhorzinho chinês (ou de descendência chinesa) pintando faixas pelas ruas da Chinatown.

Esse é um dos melhores locais da cidade para ser explorado a pé, pois algumas de suas ruas são bem estreitas e fechadas ao tráfego, e cheias de charmosas lojinhas antigas. Além disso, sua localização é bem conveniente, pois fica na área central de Bangkok, próximo ao Wat Pho e Grand Palace. Como não podia ser diferente, é um local que atrai diariamente muitos turistas e moradores locais, que se espalham por suas vibrantes e coloridas ruas.

chinatown bangkok
Celebração do Ano Novo Chinês, naquela que é uma das principais avenidas da Chinatown.

Mas a Chinatown de Bangkok não é uma Chinatown qualquer. Aqui, a Chinatown não se resume a um “local da cidade cheio de chineses”. Aqui, ela é parte da cultura, ela foi intimamente incorporada e vivenciada como parte da cultura local. Mesmo antes da fundação de Bangkok, já havia uma comunidade chinesa morando nos arredores. A cultura e o comércio na Tailândia têm sido marcados pela influência chinesa desde que os primeiros comerciantes chineses chegaram a Ayutthaya no século 14. Passados séculos de imigração e casamentos mistos, há um pouco de sangue chinês em quase todo cidadão tailandês. Essa mistura de culturas chinesa x tailandesa torna essa área única e fascinante, especialmente para amantes de fotografia, que irão encontrar templos deslumbrantes, comida de rua exótica e cenas do cotidiano de rua “pedindo” para serem capturadas.

Viu só? Mais um motivo pelo qual conhecer a Chinatown de Bangkok é bem diferente de conhecer a Chinatown de Los Angeles, Londres ou Nova York. Como dito anteriormente, uma das coisas mais legais da Chinatown é perder-se pelas suas ruas; mas para quem quiser  planejar o passeio, cito abaixo algumas das principais atrações do bairro… 


Quer saber mais? O conteúdo completo desta matéria está disponível no Guia Tailândia. Adquira já o seu!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *